SALA OU CELA DE AULA?

Impressionante, estou dentro de uma sala de aula, em uma turma de 7º Série, 8º Ano ou 2º Fase do 3º Ciclo, tanto faz até hoje isso continua indefinido, ninguém sabe ao certo o que é. Após passar algumas atividades fiquei a observar o comportamento de cada aluno, eles apresentam conceitos extremamente diferentes, alguns estão tão atentos nas atividades em especial as meninas que parece que a escola pode cair que elas não se desmotivarão, claro também estão inclusos algumas exceções de meninos porem a minoria.A maior parte dos meninos da sala prefere brincar, alguns reunidos em grupo parecem planejar algo que pareça ser interessante para eles, mas tenho certeza que dali não vai sair boa coisa, já vi isso outras vezes e sempre acabaram mal, como lixeiras em cima da porta, jogar papel nos colegas e assim por diante, um menina enrola uma camiseta e como se fosse um chicote bate nas costas das outras, outro menino cacareja na sala como se fosse uma galinha, não consigo entender qual o seu objetivo com a encenação, alguns riem parecem gostar da palhaçada, outros olham para mim com aquele olhar, “Que menino tonto” e esperam por minha atitude, e eu pela primeira vez sem reprimir preferi somente observar, quem sabe eu conseguiria me lembrar do meu tempo de 13 anos e entender todos aqueles sinais. De uma coisa eu tenho certeza, por mais que eu não tenho agido dessa forma na minha infância, o que esses alunos mais queriam eram chamar a atenção, se aparecer, ser o centro das atenções, e muitas das vezes nos professores não temos tempo para dar atenção especial a cada um deles, e eles sentem a necessidade de encontrar meios para serem vistos, sabemos que nessa fase essas crianças tem muita energia que se não for bem aproveitada não tem bons resultados, e o responsável por destinar essa energia é o professor que saberá como utilizá-la da melhor forma possível, porem essa energia toda nunca será consumida em uma aula expositiva com quadro e giz, as aulas de campo seriam a melhor alternativa, assim o assunto poderia despertar o interesse dessas crianças, alem de terem que caminhar e poder fazer brincadeiras, deixando os exaustos, porem satisfeitos. Depois de algum tempo pensando retornei a aula. Senti a rejeição de todos quando pedi para que se sentassem, no entanto todos me obedeceram, tive uma longa conversa com as crianças e pela primeira vez procurei ouvir o que eles gostam de fazer, como se sentem em sala de aula, à principio eles estranharam as perguntas até por que ninguém tinha se preocupado com isso antes, tive varias respostas que me faziam refletir e planejar novos métodos de ensino que talvez seriam mais eficazes, a companhia tocou encerrando a aula, a maioria dos alunos saíram correndo desesperados para o intervalo, não sei se era medo da merenda acabar , ou estavam ansiosos para conquistar a tão sonhada liberdade da “Cela de Aula”.

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial